terça-feira, 17 de abril de 2012

Disco rígido avariado: sinais de erro eminente e possíveis soluções

Recuperar dados de um disco rígido ou de um disco externo avariado pode ser dispendioso , ou mesmo impossível. A melhor maneira de evitar este problema é fazer cópias de segurança de quaisquer dados importantes com regularidade.
Igualmente importante é saber reconhecer os sinais de erro, e perceber quando este está eminente, de modo a perder o menos possível e lidar com a situaçao convenientemente.



Alguns sinais de que o seu disco rígido não está a funcionar correctamente
e que pode avariar definitivamente em breve:
  1. O computador "pára" ou "congela" frequentemente, não respondendo nem ao movimento do rato nem ao teclado, sendo necessário reiniciá-lo.
  2. Desaparecimento de ficheiros sem explicação.
  3. Abrir ou salvar um ficheiro demora muito mais tempo do que deveria, ou pura e simplesmente, nunca acaba.
Estes são os sinais típicos de que um disco rígido ou um disco externo poderão estar em risco de avariar em breve. Se qualquer destas três situações se ocorrer frequentemente, num período de alguns dias, é aconselhável ter mais cuidado com as suas cópias de segurança, porque pode ser aúnica maneira de recuperar  a informação guardada nesse disco.

Quando o disco falha, isto é imediatamente aparente.  Muitas vezes é possível estalidos metálicos, provenientes do disco, e o computador pode ligar, mas  o sistema operativo nunca carrega totalmente.
A partir daqui não há mais nada a fazer, senão arranjar um disco novo e restaurar as cópias de segurança. Isto no caso de as ter feito, e com a regularidade suficiente para lhe permitir recuperar a maior parte dos seus dados.

Quando não as realizou, ou quando a última foi anterior à criação de quiasquer dados ou ficheiro importantes, então aí terá que recorrer à ajuda de profissionais. Existem várias empresas em Portugal que realizam este tipo de serviços, mas podem ser bastante caros. Para um disco de tamanho normal os preços podem ser desde as centenas até aos milhares de euros, dependendo da severidade do erro, e da facilidade com que os dados podem ser recuperados. Para evitar isto, como recomendado no princípio deste artigo, o melhor é fazer regularmente cópias de segurança, e estar atento aos três pontos referidos acima. Assim, está prevenido contra qualquer avaria.

1 comentário:

  1. Se você apagou seus arquivos e você precisa recuperá-los urgente eu sugiro que você olhe para http://www.hd-rescue.com/index.php?locale=pt_PT

    ResponderEliminar